O curso de Bacharelado em Administração do ESB, foi pensado a partir de experiências e resultados das mais renomadas IES nacionais e Internacionais.

Desenhado aos moldes de diferenciais mercadológicos, o Curso de Bacharelado em Administração respeita todas as exigências do Ministério da Educação e do Mercado Nacional.  Desenvolvendo-se a partir de um planejamento com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas necessidades do mercado ao qual ao qual encontra-se inserido.

Nosso processo de Ensino-Aprendizagem fundamenta-se no desejo do desenvolvimento profissional crítico reflexivo e de alto rendimento, para atendimento das demandas do mercado e desenvolvimento em potencial de empregabilidade.

Para tanto, nossa metodologia é focada no discente, no sentido de que este possa estar sempre em contato com diferentes ferramentas facilitadoras do processo aprender a apreender, permitindo apropriação do conhecimento sem segmenta-lo, mas com a visão do todo.

Desta forma, nosso currículo é construído por competências e de maneira integrada, permitindo a construção curricular em espiral, de maneira a integrar todos os eixos do conhecimento, permitindo ao discente o entendimento de toda a complexidade do processo de formação conceitual, crítica e reflexiva do conhecimento, através de metodologias inovadoras e recursos didático-pedagógicos diferenciais e atualizados.

Nossos discentes são contemplados com estrutura pensada e estrategicamente constituída, como: espaço físico planejado e diferencial, planejado e pensado, de maneira que possa desfrutar de um ambiente adequado e confortável,  corpo docente composto por profissionais Especialistas, Mestres e Doutores, com ampla experiência de mercado, metodologias inovadoras e centradas no aluno, recursos didático-pedagógicos atualizados e diferenciados, acervo bibliográfico atualizado acompanhamento pedagógico diferenciado.

Dispomos de parcerias Interinstitucionais, com as mais renomadas Instituições da Sociedade Civil Organizada e de grandes empresas nacionais. Onde, através da cooperação interinstitucional, desenvolvemos programas de desenvolvimento profissional que vão do estágio à colocação no mercado, de nossos discentes, fortalecendo assim, nosso potencial de empregabilidade.

Nossos discentes são contemplados com estrutura pensada e estrategicamente constituída, com espaço físico planejado e diferenciado, de maneira que possa desfrutar de um ambiente adequado e confortável, corpo docente composto por profissionais Especialistas, Mestres e Doutores, com ampla experiência de mercado, metodologias inovadoras e centradas no aluno, recursos didático-pedagógicos atualizados e diferenciados, acervo bibliográfico atualizado acompanhamento pedagógico diferenciado.

Dispomos de parcerias Interinstitucionais com as mais renomadas Instituições da Sociedade Civil Organizada e de grandes empresas nacionais. Onde, através da cooperação interinstitucional, desenvolvemos programas de desenvolvimento profissional que vão do estágio à colocação no mercado, de nossos discentes, fortalecendo assim, nosso potencial de empregabilidade.

CENTRAL DE CARREIRAS ESB

A Central de Carreiras ESB foi criada para que os alunos fiquem mais próximos do mercado de trabalho. Trata-se de um ambiente virtual com foco em empregabilidade.

A Central disponibiliza através do portal do aluno um cruzamento de dados entre as informações curriculares do discente e as características e exigências das vagas anunciadas na plataforma pelas empresas parceiras. Desta forma toda vez que houver uma vaga com o perfil do aluno, este receberá do sistema a informação para que candidate-se.

BANCA DE INVESTIDORES

Entendendo que o aluno ESB desenvolverá ao longo dos 4 anos as habilidades necessárias para apresentar um trabalho final que poderá ser aplicado no mercado, o Instituto, através de parceiros e recursos próprios, terá uma banca composta por investidores. Os melhores trabalhos com base nos indicadores da avaliação, terão investimento inicial na ideia desenvolvida, permitindo aos discentes a entrada no mercado como empresários, elevando assim nosso potencial de empregabilidade, e ainda, permitindo aos demais a participação em processos seletivos de acordo com seus perfis.

PERÍODO CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA CH TOTAL
TEORICA PRÁTICA
1º PERÍODO 1 1701 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 40 0 40
2 1702 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO 80 0 80
3 1703 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 40 0 40
4 1704 COMPORTAMENTO HUMANO 40 0 40
5 1705 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA EMPRESARIAL 40 0 40
6 1706 MATEMÁTICA APLICADA A NEGÓCIOS 20 20 40
7 1707 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS 20 20 40
8 1708 RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE 20 20 40
9 1709 SEMINÁRIO INTEGRATIVO I 0 40 40
TOTAL CH/SEMESTRE 400
2º PERÍODO 1 1710 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E PROFISSIONAL 40 0 40
2 1711 CONTABILIDADE EMPRESARIAL 20 20 40
3 1712 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA EMPRESARIAL 40 0 40
4 1713 DIREITO EMPRESARIAL, TRIBUTÁRIO E LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA 80 0 80
5 1714 ESTATÍSTICA APLICADA A NEGÓCIOS 20 20 40
6 1715 MERCADO FINANCEIRO E CAPITAIS 40 0 40
7 1716 GESTÃO DE MARKETING 20 20 40
8 1717 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40 0 40
9 1718 SEMINÁRIO INTEGRATIVO II 0 40 40
TOTAL CH/SEMESTRE 400
3º PERÍODO 1 1719 FUNDAMENTOS DE MICROECONOMIA 40 0 40
2 1720 CONTABILIDADE CUSTOS 20 20 40
3 1721 DIREITO PÚBLICO E PRIVADO 40 0 40
4 1722 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 20 20 40
5 1723 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 20 20 40
6 1724 FINANÇAS CORPORATIVAS 20 20 40
7 1725 PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE OPERAÇÕES 20 20 40
8 1726 GESTÃO DE PROJETOS E INVESTIMENTO 40 40 80
9 1727 SEMINÁRIO INTEGRATIVO III 0 40 40
TOTAL CH/SEMESTRE 400
4º PERÍODO 1 1728 FUNDAMENTOS DE MACROECONOMIA 40 0 40
2 1729 GESTÃO DE PROCESSOS E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 20 20 40
3 1730 GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA 80 0 80
4 1731 ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO E PROCESSO DECISÓRIO 20 20 40
5 1732 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA 20 20 40
6 1733 MERCADO FINANCEIRO E CAPITAIS NACIONAL E INTERNACIONAL 40 40 80
7 1734 LOGÍSTICA EMPRESARIAL 40 0 40
8 1735 SEMINÁRIO INTEGRATIVO IV 0 40 40
TOTAL CH/SEMESTRE 400
5º PERÍODO 1 1736 PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MARKETING 40 40 80
2 1737 PESQUISA E ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA 40 40 80
3 1738 GESTÃO DE OPERAÇÕES SUSTENTÁVEIS 20 20 40
4 1739 ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES 40 40 80
5 1740 PESQUISA OPERACIONAL 40 40 80
6 1741 SEMINÁRIO INTEGRATIVO V 0 40 40
TOTAL CH/SEMESTRE 400
6º PERÍODO 1 1742 ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL 40 40 80
2 1743 OPTATIVA I 20 20 40
3 1744 OFICINA EM ORGANIZAÇÕES 20 20 40
4 1745 AVALIAÇÃO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL 20 20 40
5 1746 ANÁLISE E DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS 20 20 40
6 1747 PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO 20 20 40
7 1748 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E OPERAÇÕES LOGÍSTICAS 20 20 40
8 1749 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO 20 20 40
1750 SEMINÁRIO INTEGRATIVO VI 0 40 40
TOTAL CH/SEMESTRE 400
7º PERÍODO 1 1751 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 0 80 80
2 1752 OPTATIVA II 20 20 40
3 1753 OPERAÇÕES E COMPETITIVIDADE 20 20 40
4 1754 TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS 40 40 80
5 1755 ESTUDOS ÉTNICOS CULTURAIS 40 0 40
6 1756 ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES I 0 40 40
7 1757 GESTÃO DE SERVIÇOS 20 20 40
8 1758 SEMINÁRIO INTEGRATIVO VII 0 40 40
TOTAL CH/SEMESTRE 400
8º PERÍODO 1 1759 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 0 120 120
2 1760 GESTÃO ESTRATÉGICA 20 20 40
3 1761 GESTÃO DA INOVAÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL 40 40 80
4 1762 OPTATIVA III 20 20 40
5 1763 JOGOS EMPRESARIAIS 20 60 80
6 1764 TC – TRABALHO DE CURSO 20 20 40
TOTAL CH/SEMESTRE 400
CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS 3000
CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO 200
CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 200
CARGA HORÁRIA DE INTEGRALIZAÇÃO TOTAL 3400

Curso: Administração
Habilitação: Bacharelado
Número de Vagas Anuais: 100
Turno de Funcionamento: Noturno
Dimensionamento das turmas: Aulas Teóricas com 50 alunos
Regime de matrícula: Seriado Semestral
Carga Horária Total: 3.400 horas
Tempo Mínimo para Integralização: 8 semestres
Modalidade de ensino: Presencial

Faculdade Tahiri (2436)
Ato regulatório: Portaria 431 de 19/02/2002
Protocolo de Transferência de Mantença:  Faculdade Instituto de Ensino Superior Brasileiro – data 09/12/2016
Portaria Normativa: 135 de 09/02/2007 / renovação de reconhecimento
Portaria de Reconhecimento de curso: 488 de 20/12/2011
Portaria de Renovação de Reconhecimento: 705 de 18/12/2013

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